domingo, 4 de janeiro de 2009 | By: Jorge

Espanhol: Formação do plural


Córdoba, Argentina
Foto: morrissey








Em geral, as palavras acabadas em vogais formam o plural com um "s":

casa- casas
bebé - bebés
campo- campos


Casos especiais são as palavras oxítonas acabadas em "i" ou em "u", que podem formar o plural com "s" ou com "es":

tabú - tabúes / tabús
cebú - cebúes
jabalí - jabalíes
aji - ajíes

A maioria das palavras acabadas em consoantes formam o plural com "es":
animal -animales
mujer - mujeres
japonés - japoneses
red- redes
mes - meses
común - comunes
fácil - fáciles


São casos diferentes as palavras acabadas em "z", que mudam o "z" por "ces":

capaz - capaces
tenaz - tenaces
audaz - audaces
pez - peces
lápiz - lápices


As palavras terminadas em "y" formam também o plural com "es":


rey - reyes
ley - leyes
buey - bueyes

........................

Palavras invariáveis:


la crisis - las crisis
el tórax - los tórax
el lunes - los lunes ( e outros dias da semana )


Há palavras que só têm singular:


el caos, el cenit, la sed, la salud

E outras que só têm plural:

las cosquillas, los enseres, los víveres