domingo, 4 de janeiro de 2009 | By: Jorge

Idioma espanhol: primeira lição




Buenos Aires, Argentina
Foto: longhorndave





Vamos começar com uma conversa simples e conhecer assim várias das frases mais comuns.Em espanhol usmaos a palavra "chat",para o "bate-papo" que temos usando o computador, como também muitas vezes acontece com páginas em português.Usamos a palavra "chatear", que não significa procurar problemas, simplesmente siginifica "manter um diálogo" usando o teclado.
Para entrar no chat você vai precisar um nick ou apelido ( em espanhol "sobrenombre" significa apelido e "apellido" significa sobrenome ) e escrever às vezes uma senha ( "contraseña, clave" em espanhol).Depois de cadastrar-se ("registarse" ) poderá começar a dialogar.Observe o exemplo:

-Oi,como vai?
Hola,como te va?

-Bem, obrigada, e você?
bien,gracias,¿ y vos?

-Tudo bem
Todo bien

-Qual é o seu nome?
¿cual es tu nombre?

-Juan, e o seu?
Juan, ¿y el tuyo?

-Fernanda. Sou de São Paulo.
Fernanda,soy de São Paulo.

-Bonito nome. Eu moro em Buenos Aires,sou argentino.
Bonito nombre.Yo vivo en Buenos Aires,soy argentino.

-Qual é sua a sua profissão?
¿Cual es tu profesión?

-Sou professor jornalista.
Soy profesor periodista.

-Que legal! Eu estou estudando espanhol,adoro ler artigos nessa língua.
Que bueno, yo estoy estudiando español,me encanta leer artículos en esa lengua.

-Qual é sua idade? Eu tenho 30 anos. Meu aniversário foi o mês passado.
¿Cual es tu edad? Yo tengo 30 años.Mi cumpleaños fue el mes pasado.

-Eu tenho 28.
Yo tengo 28.

-Há quanto tempo que você está estudando espanhol?
¿Cuánto tiempo hace que estás estudiando español?

-Três meses.
Tres meses.

- Você fala bem. Acho que em poucos meses mais vai aperfeiçoar muito seu espanhol.
Hablas bien. Pienso/creo que en pocos meses más vas a perfeccionar mucho tu español.


Como poderá observar,usamos sinais de interrogação no princípio de uma pergunta,não só no final.Isso também acontece com orações exclamativas.Há outros detalhes que vamos ver nos seguintes artigos não se preocupe se não os comprende ainda.
Quando esteja pronto para dialogar,poderá fazê-lo  em www.sharedtalk.com