domingo, 4 de janeiro de 2009 | By: Jorge

Verbos "ser", "estar" e "tener"





Bariloche, Argentina
Foto: Andre Charland





Observe a conjugação espanhola do verbo "ser":

yo soy
tu eres
él /ella es
nosotros somos
vosotros sois
ellos/ellas son

Em América não dizemos "vosotros sois" e portanto, não usarei essa forma nestes artigos. Em alguns países,incluindo Argentina, usamos além do "tu", otra maneira de falar em segunda pessoa: "vos", semelhante ao "você", informal.Exemplo: "vos sos"
Observe a conjugação do verbo "estar":

yo estoy
tu estás
vos estás
él/ella está
nosotros estamos
ellos / ellas están

¿E para dizer "o senhor" ou " a senhora"? Dizemos "usted", e isso só não indica gênero,masculino ou feminino, coisa que é indicada por outras palavras no contexto.
Não dizemos "vocês","os senhores",ou "as senhoras", dizemos "ustedes",palavra usada em contextos tanto formais como informais.
Vamos ver o verbo "tener" ( ter ):

yo tengo
tu tienes
vos tenés
él/ ella tiene
nosotros tenemos
ellos/ellas/ustedes tienen

Veamos ver mais exemplo com o verbo "ser":

Eu sou estudante
Yo soy estudiante

Tu és solteiro
Tu eres soltero

Você é um bom amigo
Vos sos un buen amigo

Ele é jogador de futebol
El es jugador de futbol

Ela é uma boa amiga
Ella es una buena amiga

Nós somos brasileiros
Nosotros somos brasileños

Vocês são gentis
Ustedes son gentiles ( informal)

Os senhores são bons embaixadores
Ustedes son buenos embajadores ( ocasión formal)

Eles são meus pais
Ellos son mis padres

Elas são minhas amigas
Ellas son mis amigas

7 comentarios:

Carolina disse...

Excelente explicação.
Ajudou-me muito. Obrigada.

Anônimo disse...

Siim siim... gostei da explicação, me ajudou no q eu precisava...

Anônimo disse...

Muitoo Bom mesmoo me ajudou d++ eu ameii Parabééns para Vcs aii muitoo bom isso é d+!

Anônimo disse...

muito obrigada mesmo, sem você eu teria tirado 0 em espanhol, valeu mesmo

Jorge disse...

Acho que sua vontade de aprender fez a maior parte. Fico feliz de que o blog seja útil.

Admin disse...

Vocês são gentis
Ustedes son gentiles ( informal)

Os senhores são bons embaixadores
Ustedes son buenos embajadores
(ocasión formal)


Como sei quando e formal e quando e informal ?

Jorge disse...

Pode dizer "ustedes" nas dois situações."Ustedes" pode usado em situações formais e informais.
Se quiser que seja claramente visível a formalidade, pode dizer:
-Ustedes, señores embajadores, son muy gentiles. ( pronome pessoal + senhor /a /res + profissão ).
Ou também:
: -Señores embajadores, son ustedes muy gentiles.